Por que os nazistas usavam a suástica?


Apesar de sua imagem estar diretamente vinculada ao Regime Nazista de Adolf Hitler, a suástica esteve presente em muitas culturas milenares e é representada por meio de diversas formas gráficas.

Na Alemanha, a suástica foi adotada primeiramente por organizações militares e nacionalistas, sendo transformada, a partir dos anos 30, em símbolo do Regime Nazista. Assim, tornou-se uma das maiores marcas da propaganda nazista, que era comandada por Joseph Goebbels e pregava que, devido à compreensão limitada do povo, os símbolos e slogans deveriam ser simples, fortes e repetidos à exaustão. Por esse motivo, a suástica era constantemente exibida em cartazes, bandeiras e demais manifestações.

Para Sirlei Gedoz, coordenadora do curso de História da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), a "utilização da suástica pelo Nazismo está ligada ao fato de que é um símbolo forte, sedutor e que cativa o olhar. Nesse sentido, servia aos propósitos da propaganda nazista de apelo às massas humanas". Além disso, a representação gráfica da suástica nazista transmite a noção de movimento, que significaria o progresso da nação alemã.

Também conhecida como Cruz Gamada, a suástica é um símbolo encontrado em muitas culturas, algumas das quais sequer tiveram contato entre si. "Sua origem se perde em tempos imemoriais. Pode-se apontar que vários povos ou civilizações fizeram uso dela: celtas, romanos, hindus (em sânscrito, significa 'aquilo que traz sorte'), índios navajos e maias¿, informa Sirlei.

Existem, inclusive, muitas representações gráficas da suástica. "Em outros povos, ela não era utilizada com formas geométricas retas, como no Nazismo, mas sim circulares. No Nazismo, o símbolo se apresenta em sentido horário, enquanto em outras culturas é anti-horário e mais esférico", relata a professora.

E também para fazer alusão aos "SS":
A Schutzstaffel (em português "Tropas de Proteção") ou SS ou Runic "SS" (em Alfabeto rúnico, ver imagem acima), foi uma organização paramilitar ligada ao partido nazista alemão. Seu lema era "Mein Ehre heißt Treue" ("Minha honra é a lealdade"). Inicialmente a força paramilitar nazista era a SA ("Sturmabteilung"), ou "Divisões de Assalto", que utilizava o terror junto aos inimigos dos nazistas, por meio da surra, da tortura e do assassinato. O grupo quase saiu do controle dos líderes e precisou ser transformado numa nova instituição a SS (Schutzstafell), ou "Tropas de Proteção", um grupo de elite que contava com homens racialmente selecionados e disciplinados.

A partir de 1929, sob o comando de Heinrich Himmler, a SS cresceu e chegou a contar com um exército próprio, a Waffen SS ("SS Armada"), independente do Exército alemão, a Wehrmacht. Além disso a SS também absorveu a Gestapo, a polícia secreta nazista, a Reichssicherheitshauptamt, o órgão que controlava as polícias, o Sicherheitsdienst (SD), o serviço de inteligência e o Einsatzgruppen, grupos criados com a única intenção de exterminar grupos étnicos minoritários. Em 1939, a SS comandaria os campos de concentração e extermínio nos países ocupados.

11 Gasguitinho(s) RECLAMANDO:

Anônimo 14 de maio de 2009 às 18:05  

Boa explicação. A lamentar, volta e meia esse assunto vem a tona...

Daniel M. S. 14 de maio de 2009 às 21:20  

Minha professora de alemão falou que tem a ver com o fato de ser "SS" também... Só não lembro o que queriam dizer as letras, mas eram iniciais de algo o/

GASGUITO 14 de maio de 2009 às 21:41  

/\
||
||
Vc está certo tb! Coloquei um update sobre isso, pra vc dar uma olhadinha, obrigado e volte sempre.

Sebastião Junior 15 de maio de 2009 às 10:08  

Bem, o Hitler irrefutavelmente conseguiu o que queria, um simbolo forte e que caio na cabeça do povo, literalmente, deu tão certo que o símbolo está vivo até hoje, uma criança de 8 anos já associa esse símbolo a hitler sem saber ao menos quem ele foi.

Master 15 de maio de 2009 às 16:13  

Olá sou o do CadeMeuvideo e vim retribuir a visita e o comentário, espero que continue visitando , você é sempre bem vindo, e desculpa pela demora, estva off nessa semana.
Parabéns pelo Blog!

NÃO SOMOS APENAS ROSTINHOS BONITOS 15 de maio de 2009 às 18:01  

Post interessante, apesar do tema...
Beijos,

Galvam 16 de maio de 2009 às 12:28  

As Waffen-SS caro amigo, eram uma tropa de elite e nada tinham a ver com as "SS" normais.
No Brasil por exemplo existem as companhias de guarda equivalentes, ou os batalhões de caçadores (23º BC de Fortaleza), nos estados unidos temos os Green Berets - Boinas Verdes e Saddam Husseim tinha a guarda republicana.
O efetivo das SS normais foi diretamente responsável pelos massacres em campos de prisioneiros, e pelo chamado holocausto. As waffen-ss tinha até divisão blindada mas nunca participaram de nenhum ato que não fosse apenas mais um combate legítimo de guerra.
Abraços e o Blog é otimo!

GASGUITO 16 de maio de 2009 às 12:47  

/\
||
||
Então o que vc quer dizer, é que as Waffen-SS foram criadas separadamente?
Não foram criadas de dentro das "SS" normais? "Recrutados"
Obrigado e abraço! Volte sempre!

Anônimo 7 de junho de 2009 às 20:45  

É serto que havia uma divisão na Schutzstaffel, como a waffen e allgemeine, no entanto, ambas cometeram crimes, como a divisão panzergranadier Dirlewanger a Totenkofp que era a maior respossável pelos campos de concentração, mas Allgemeine-SS era a mentora intelequitualde "holocaustear" povos, pois muitos crimes foram cometidos por grupos de soldados e a minoria por comandantes, foram instalrados muitos inqueritos administrativos para apurar massacres da Waffen-SS pelo seu alto comando, o que nos remete a W-SS ser em teoria força de assalto, mas que realmente, não só matou judeus, mas cidandãos de outras nacionalidades.

Por: Eduardo Raione Nunes Albuquerque

Anônimo 22 de dezembro de 2009 às 08:17  

issued niso hyderabad basantlal giyus pakistan organize millerhmrpct predicated father tutored
semelokertes marchimundui

Anônimo 16 de outubro de 2011 às 06:13  

Cara! Seguinte a suástica já era usada pelos hindus e por lá existêm duas uma girando para esquerda e outra para direita.

A mão esquerda quer dizer a mão sinistra, a esquerda é o caminho incorreto, o incorreto faz alusão ao mal. Os nazistas de alto escalão como Himmler praticava magia negra e era um alucinado de carterinha dos hilários quase se não fosse tão perigoso e perverso.
Hitler adotou a suástica que se move para esquerda a mão sinistra.

Desculpa não explicar bem talvez no blog que estou fazendo eu explico melhor whatsupkenneth.blogspot

Falou!

  © Blogger templates Romantico by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP